* SICC;
* impacte do tempo de licenciamento;
* impacte do desvio no tempo de uma obra.
Decorreu nesta semana a sessão de divulgação do SICC, sistema de informação de custos de construção, iniciativa da Confidencial Imobiliário, sistema para o qual a PVWTINSA contribuiu com informação de custos de construção. Deste sistema, podemos inferir algumas conclusões. Adicionalmente, sendo este um tema muito importante, aproveito para apresentar uma análise de sensibilidade simples, relacionando factores que concorrem com o custo de construção, numa análise de investimento.
* SICC, importante para informar o mercado sobre o custo de construção, dada a sua variabilidade e importância na promoção imobiliária. A título de exemplo, note-se que uma construção de padrão média na cidade de Lisboa é aproximadamente 25% mais cara que na cidade do Porto. Pelo mesmo racional, uma construção de elevado patrão de qualidade na cidade de Lisboa pode custar 2.5x mais que uma construção low cost no resto do país (sem incluir AMLisboa e AMPorto).
* impacte do tempo de licenciamento – tomando como exemplo o promotor A, que esperava obter uma licença de construção 6 meses após a aquisição de um terreno, faz-se notar que o seu retorno cairia 8% se essa licença fosse emitida 12 meses mais tarde. Seguindo a mesma linha de raciocínio, se houver um atraso de 12 meses na emissão da licença de utilização, o retorno cairia 14%.
* impacte do desvio no tempo de uma obra: no caso de demorar por exemplo 3 anos ao invés de 2, o retorno reduz-se em 11%. Se fosse realizada em metade do tempo, o retorno aumentaria 13%.
Do lado da receita, está de momento estimado que o preço tende a subir e provavelmente descerá quando o mercado for inundado por oferta. Para que haja mais oferta será necessário ser atrativo em custo.
No imediato, podemos admitir que é tempo de agir nos custos, acelerando licenciamentos, identificando formas de construir mais rápido e aligeirando o custo de construção.
O SICC representa um passo adicional na sofisticação do mercado português, dotando os agentes de melhores referenciais para as suas análises e tomadas de decisão.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.