* Residências de estudantes;
* sénior living;
* saúde;
* ensino;
* outros ( data centres, renováveis, self storage, car parking, agribusiness ).
Estudos recentes divulgados por consultoras especializadas em nichos de mercado ou dedicadas ao imobiliário de forma global, mostram a evolução do segmento de mercado vulgarmente designado como Alternatives.
* Residências de estudantes – o mercado de residências de estudantes continuam em expansão, por força da internacionalização das universidades.
* Sénior living – formas de residir que percorrem um espectro que vai quase desde hotel a hospital, em função da necessidade de apoio ao nível da saúde.
* Saúde – aproximadamente terço dos portugueses têm um seguro privado ou subsistema de saúde. A acompanhar esta realidade, emergem pelo território clínicas e hospitais.
* Ensino – existe algum tradição de colégios privados nas maiores cidades, mas não existia grande oferta de colégios bilíngues. A globalização majorou esta necessidade a uma escala maior.
* Outros – assiste-se à formação de nicho com promotores e operadores especializados, desenvolvendo a sua fileira de negócio a nível global. Em Portugal, regista-se actividade em sectores como data centres, renováveis, self storage, car parking ou agribusiness.
O mundo está a mudar, contando cada vez com mais população em ambiente urbano. Esta maior densidade urbana e a sua evolução demográfica (crescimento e envelhecimento da população), são um dos motores deste desenvolvimento.
Adicionalmente, a globalização e a evolução tecnológica, têm vindo a permitir o estabelecimento de grupos a operar ou investir de forma internacional.
Os alternatives, predominantemente ativos de rendimento, somam-se assim às formas de diversificação de carteiras, gerando portfolios estáveis e mais resilientes às alterações nos ciclos.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.