RE:SUMO 20: CONSTRUÇÕES MODULARES.

* Recurso a pré-fabricação;
* Tempo de execução mais controlado;
* Custo de construção mais controlado:
* Menor flexibilidade de projecto;
* Alguma adaptabilidade na sua vida.

Dados recentes do SICC (Sistema de Informação dos Custos de Construção) apontam para uma subida de 23% nos custos de construção. Mais que nunca importa procurar formas de reduzir os montantes necessários para construir.

* Recurso a pré-fabricação – o conceito de módulo é por norma associado a construção off site. Esta etapa do processo construtivo ainda carece de alguma evolução, seja em termos de oferta, seja no tempo necessário para fornecer os módulos.

* Tempo de execução mais controlado – após recepção dos módulos em obra, o tempo de aplicação dos módulos é mais rápido que a construção tradicional.

* Custo de construção mais controlado – menor necessidade de refazer trabalho, menor quantidade de recursos humanos, menores gastos de água e energia, menor produção de resíduos da construção e da demolição.

* Menor flexibilidade de projecto – este ponto inverte o paradigma atual, sendo o projecto a adaptar se à oferta de módulos, ao contrário dos espaços a adaptarem-se ao projecto. Como no Lego, o utilizador sujeita-se às peças disponíveis no mercado.

* Alguma adaptabilidade na sua vida – desde que seja previamente pensado, existem casos que ao longo da vida útil de um ativo, poderão ser substituídas ou acrescentadas “peças”.

Os custos directos de construção subiram. Os restantes montantes necessários para construir, de modo geral, também não desceram. Os terrenos, os custos com projectos, as metas verdes, os encargos financeiros, no seu global, também aumentaram.

É comum, fora de portas, encontrar construções modulares em esquemas de BTR, residências de estudantes, hotéis ou sénior living, além de casos mistos de construção tradicional com componentes modulares.

Começam a surgir, a pouco e pouco, contributos para evoluir neste sector da construção, sendo convicção que a longo prazo, este será um modo imperativo, para quem pretenda construir melhor, mais rápido e com menores custos.

Esta evolução é também necessária, por ter havido uma grande disrupção na cadeia de conhecimento na construção civil, desde a crise do sub-prime, com menos recursos humanos dotados da sapiência que havia até então.

RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.

Pedro Mestre

ÚLTIMAS NOTICIAS

TASACIONES

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Tasaciones de vivienda

Tinsa es experta en tasaciones inmobiliarias para todo tipo de colocaciones hipotecarias y/o créditos. Facilitando el cumplimiento con la SBS y el análisis de la cartera de leasing y garantías.