* Greenfield – conceito;
* Greenfield – prós e contras;
* Brownfield – conceito;
* Brownfield – prós e contras.
Muitos fóruns do momento discutem como ampliar o parque habitacional. É neste contexto que se abordam estes conceitos de solo urbano. Parte das possíveis soluções já foram implementadas noutras regiões além fronteira, impondo se um acompanhamento mais global para resolver o paradigma local.
* Greenfield – conceito:
São tipicamente terrenos sem antecedentes de uso, aptos para construção, maioritariamente disponíveis longe do CBD, ou seja, em zonas periféricas da cidade.
* Greenfield – prós e contras:
(+) folha em branco, custo de obra mais previsível e menores índices de poluição
(-) Infraestruturas, localização tipicamente periférica e menor oferta de transportes públicos. Eventual morosidade em aprovação de projectos (quando aplicável).
* Brownfield – conceito:
Brownfield está associado a solo urbano que carece de reutilização, podendo a sua utilização anterior ter contaminado o solo com substâncias perigosas ou poluentes. O reinvestimento neste tipo de ativos contribui para aumentar a coesão do território.
* Brownfield – prós e contras:
(+) possível centralidade, pré-existência de infraestruturas e regeneração da malha urbana.
(-) custos de descontaminação e / ou demolição, maiores índices de poluição, menor previsibilidade do custo de construção e tempo de produção.
Há alguns casos de brownfield bem sucedidos em Portugal, com referência mor para o Parque das Nações. Não obstante, tarda em que seja devolvidas à cidade algumas zonas que outrora albergaram fábricas e que ainda conservam essa matriz obsoleta.
Relativamente aos greenfield, a lei dos solos de 2014 procurou conter o alargamento das periferias urbanas, criando no papel uma dificuldade adicional ao contexto de promoção imobiliária, nomeadamente a redução da oferta de terrenos, com a consequente subida de preço dos terrenos disponíveis no mercado.
A necessidade de trazer a mercado mais greenfield sites é clamada por atores da indústria do imobiliário, ao passo que a vontade que sociedade em geral procura para recuperar vida em algumas zonas obsoletas das cidades talvez careça de melhores apoios para mitigação dos riscos de contingência ambiental.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.