* Adaptação para fins culturais / eventos;
* Adaptação para serviços;
* Adaptação para habitação.
Sejam intervenções mais ligeiras, sejam intervenções muito profundas, são vários os exemplos conhecidos de alteração de antigos edifícios industriais para novos usos.
* Adaptação para fins culturais / eventos;
– Lx Factory – Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense (1846), desde 2008 adaptada a espaço comercial e artístico, representando a inovação, criatividade e o empreendedorismo, com inspiração industrial.
– Centro de Congressos de Aveiro – Fábrica de cerâmica Jerónimo Pereira Campos (1915), desde 1995 adaptada a Centro de Congressos da cidade.
– Centro de Congressos do Porto – antiga Alfândega da cidade (1869), adaptado pelo Arq.º Souto Moura ao uso actual, distinguido como Melhor Centro de Congressos da Europa Business Destinations Travel Awards 2014, 2015 & 2017.
– Fábrica de Braço de Prata – centro cultural privado, que ocupa as instalações da sede da antiga Fábrica Militar de Braço de Prata, em Lisboa.
– Fábrica da Pólvora de Barcarena – de fabrico de armas no séc. XVII, desde 1998 a funcionar como complexo aberto a todos, vocacionado para atividades culturais, de lazer e de divertimento
* Adaptação para serviços;
– Edifícios sede da sociedades de advogados VdA, CCA Law Firm, Abreu Advogados – pela mesma ordem, correspondentes a antigo complexo industrial em Santos, antigo armazém no Porto de Lisboa e antigos Arquivos Gerais da Administração do Porto de Lisboa.
– Sede da CGD – Fábrica de cerâmica Lusitânia (1905), que deu lugar à atual sede da CGD em 1993.
– Lionesa Business Hub – antiga fábrica do sector têxtil, em Leça do Balio, hoje um dinâmico centro que inclui empresas como Oracle, Farfetch, Vestas, Fedex, Volkswagen, Cofco, Klockner Pentaplast, Generix e Hilti.
* Adaptação para habitação.
– Fábrica 1921 – antigas instalações da Fábrica de Têxteis Simões & Cª Lda, em Benfica, recentemente adaptada a Habitação pelas Teixeira Duarte.
– Edifício Loft, Santos – antiga Fábrica de lâmpadas da Osram (1955), adaptado a habitação.
– Fábrica do Prado – antiga Fábrica de conservas, dará lugar em Matosinhos Sul a um moderno condomínio.
– Alcântara Residence Rio – antiga Fábrica da União, deu lugar a um empreendimento habitacional em 2003.
A adaptação de edifícios industriais não se cinge aos usos supracitados, podendo ter outros usos, pretendendo o artigo dar alguns exemplos, que não serão certamente os únicos.
As iniciativas de adaptação dos edifícios citados neste resumo, permitiram na sua maioria a preservação da traça e com ela a memória de outros tempos e de outras gentes.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.