* adaptação para fins culturais / eventos;
* adaptação para hotelaria;
* adaptação para serviços públicos;
* adaptação para habitação;
* adaptação para comércio.
Segundo os arquitectos Siza Vieira e Souto Moura, embora o convento obedeça a um programa para uma comunidade com regras muito bem definidas (em termos de funcionamento e objectivos desejados), apresenta versatilidade ao longo do tempo para adaptação a várias funções distintas. Também a igreja ou basílica, encontra a sua génese arquitectónica no fórum romano e na stoa grega que se destinavam ao encontro de pessoas e ao comércio. Não é assim de estranhar as diferentes adaptações de imóveis eclesiásticos a novos usos ao largo do tempo.
* adaptação para fins culturais / eventos;
– Convento de Jesus da Ordem Terceira de São Francisco, Lisboa (1582) – Academia das Ciências de Lisboa e Museu de Geologia.
– Convento do Beato, Lisboa (1580) – atualmente utilizado para eventos.
– Convento de São Domingos, Abrantes (1517) – atualmente utilizado como biblioteca (desde 1993) e museu ibérico de arqueologia e arte. Antes funcionou também como escola.
– Convento de São Francisco, Coimbra (1609) – utilizado congressos, colóquios e eventos corporativos, posicionado no setor do turismo de negócios (MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Ao longo da sua história, serviu de hospital, quartel e unidade fabril têxtil.
– Igreja Nienwe kerk, The Hague (1650) – utilizado como centro de conferências.
– Convento de la visitacion de Maria, Pamplona (1905) – serviços administrativos
* adaptação para hotelaria;
– Convento do Seixo, Fundão (séc. XVII) – adaptado a hotel 5*.
– Convento do Espinheiro, Évora (1458) – adaptado a hotel 5*.
– Convento de São Francisco, Beja (séc. XIV) – adaptado a pousada com 34 quartos e uma suite.
– Convento de Belmonte (1563) – adaptado a pousada com 24 quartos.
– Igreja e Edifício do Hospital de São Marcos, Braga (séc. XII) – primeiro funcionou com convento da ordem dos templários, depois como hospital. Atualmente é o Vila Galé Collection Braga, que com os seus 123 quartos já arrecadou o prémio de hotel mais marcante da Europa, nos World Travel Awards.
– Mosteiro de Santa Maria do Bouro, Amares (séc. XII) – adaptada a Pousada (de Amares) por Souto Moura. Conta com 32 quartos.
(Continua …)
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.