– Contribuição para o PIB;
– Stock;
– Tipos de turismo;
– Cadeias;
– Marcas.
A recente publicação Spain Hotels and Chains Report 2023, emitida pela Horwath Htl, traça o retrato das cadeiras e marcas hoteleiras a operar em Espanha. Analisando a informação apresentada e cruzando com os 2 artigos anteriores de Portugal, destacam-se os seguintes dados:
– Contribuição para o PIB;
Ao passo que a contribuição para o PIB em Portugal se situa na casa dos 16%, com 40.000 milhões de euros, em Espanha a contribuição é de 12.2%, com 178.831 milhões de euros.
– Stock;
Os hotéis de cadeias totalizam 623 unidades, que contribuem em 30% para o total de 2049 hotéis que constituem o stock total do país de Portugal. Em Espanha, contabilizam se 2831 unidades que representam 37% dos 7597 hotéis existentes.
– Tipos de turismo;
Dos 707430 quartos de cadeias em Espanha, 203625 destinam se a Sun & Beach (28,8%), seguidos por 85569 para Art & Business (12,1%) e 35521 para other leisure (5,0%). Toda a demais oferta não representa mais que 0,5% no seu nicho.
O número expressivo de quartos vocacionados para Sun & Beach de Espanha compara quase em 1-10 com o parque português, com 203625 vs. 26607 ainda que a oferta Portuguesa corresponda a 36,2% do tipo de turismo.
Um dado que coloca em evidência diferenças é a média de quartos nos hotéis com essa vocação, que é de 219 quartos por hotel em Espanha vs 157 em Portugal.
– Cadeias;
O top 10 de cadeias a operar em Espanha conta com a presença de 6 cadeias nacionais, nomeadamente Meliá Hotels International (1°), Barcelo Hotel Group (2°), Eurostars Hotel Company Hotusa (3°), H10 Hotels (8°), RIU Hotels & Resorts (9°) e Best Hotels (10°), e conta com 4 cadeias internacionais, nomeadamente Marriott International (4°), Hyatt Hotels Corporation (5°), Accor (6°) e NH Hotel Group (7°).
Quando comparado com o top10 português, Marriott, Accor Hotels e Eurostars Hotel Company Hotusa são os únicos a figurar nos 2 tops.
– Marcas;
As marcas que ocupam o top10 de Espanha são na sua maioria nacionais, como sejam Barceló, H10 Hotels, Meliá, Best Hotels, Sol, Alua, Globales, Eurostars, NH e Riu, de 1° a 10°, respectivamente, variando desde 11842 quartos, até 6750. Deste top, apenas a marca Alua e NH são internacionais.
Quando comparado com o top10 de marcas de Portugal, a única sobreposição é a Eurostars.
Podem ser reconhecidas várias características comuns na península Ibérica, nomeadamente a nível de património, clima, gastronomia entre outras particularidades históricas e culturais. Não obstante, verificam se diferenças marcantes entre os dois mercados a nível turístico.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.