* Reuniões e eventos;
* Cultura;
* Compras;
* Desporto;
* Rural;
* Montanha;
* Natureza;
* Aventura:
* Cidade:
* Sol e mar;
* Religioso;
* Outros.
A Organização Mundial de Turismo (UNWTO), define o turismo em 3 vertentes base, nomeadamente o turismo doméstico (interno), o turismo com origem no estrangeiro (inbound) e o turismo com o destino no estrangeiro (outbound).
Genericamente, o turismo tem como alvo ócio, descanso, cultura, saúde, negócios e relações familiares.
Outra forma comum de organizar os diferentes tipos de turismo é a sua estratificação por motivos de viagem. Neste modo de organizar, existem 150 tipos diferentes, dos quais os mais comuns são:
* Turismo de reuniões e eventos: mais conhecido como MICE (meetings, incentives, conferencing and exhibitions), apresenta um perfil mais relacionado com negócios.
* Turismo de cultura: um dos mais dinâmicos a nível mundial, tem como principal motivo conhecer o património, história, gastronomia, língua e costumes.
* Turismo de compras: aposta em características locais e assimetrias globais, que se traduzem em vantagem comercial, seja pela qualidade intrínseca dos produtos, seja pelo poder de compra do comprador.
* Turismo de desporto: seja para assistir a grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos ou o campeonato do mundo, seja para praticar uma modalidade. O turismo de desporto ramifica em Portugal para uma série de nichos, como o turismo de golfe, turismo de surf ou cicloturismo.
* Turismo rural: indo ao encontro de territórios de baixa densidade, como forma de abrandar, combinando descanso e cultura local.
* Turismo de montanha: com ênfase na natureza e ar puro, o turismo de montanha divide se entre os que a exploram, em passeio, ou os que a desafiam, em desportos de neve.
* Turismo de natureza: também conhecido como ecoturismo, aborda de forma sustentável, o património natural e matriz ambientalista.
* Turismo de aventura: onde predominam actividade recreativas e não competitivas, como BTT, rafting, rappel, mergulho ou simples trekking.
* Turismo de cidade: um dos mais frequentes e com tendência crescente. Nele se enquadram os city breaks, que muito contribuem para a densificação do turismo global.
* Turismo de sol e mar: possivelmente o mais volumoso e praticado em Portugal, tendo em conta a extensa costa marítima e a elevada qualidade das praias.
* Turismo religioso: enraizado em Portugal pela via de Fátima, colhe adeptos a nível mundial para destinos como o Vaticano, Israel, Mecca, Santiago de Compostela ou Varanassi.
* Outros: saúde e bem estar, familiar, mochileiro / backpackers, literário, gastronómico e do vinho.
O desenvolvimento imobiliário de uma região beneficia do conhecimento dos tipos de turismo que melhor vocação tenha para atrair.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.