A Norma ISO 9001 é a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, aplicável a qualquer organização, independentemente da sua dimensão.
Através das suas diretrizes, visa definir um modelo de gestão da qualidade para uma melhoria contínua com foco na satisfação do cliente, com base em procedimentos internos adequados que melhorem a eficácia e eficiência do desempenho, minimização dos riscos, cumprindo igualmente os requisitos legais e regulatórios definidos na norma.
Com a velocidade cada vez maior dos acontecimentos do dia-a-dia, por vezes aspetos menos visíveis do negócio como o registo documental, acabam por ser um pouco esquecidos.
É um hábito bastante comum em pequenas e médias empresas, a falta de registos internos, assim como a pouco consistente definição da cultura da empresa e políticas internas, tudo é feito de um modo bastante informal e o passa-palavra é o método principal.
Não é que este método não seja importante pois é dinâmico e os procedimentos internos da empresa acabam por ser automáticos e lógicos para os trabalhadores. Mas e para os novos funcionários? Não seria vantajoso para ambos ter um registo como um manual do Sistema de Gestão da Qualidade onde estão evidenciados todos os procedimentos do negócio, com a explicação de cada etapa do processo e documentos adotados, ou seja, toda a explicação do dia-a-dia do negócio? Poupa-se tempo/custos e é um registo que se pode recorrer sempre que necessário.
A norma exige registos que se tornam úteis, uma organização certificada, ao ter que efetuar uma reflexão profunda de si própria, acaba por ter uma análise mais complexa de cada processo ou procedimento das diferentes etapas do negócio, em que por vezes os hábitos de longa data poderão parecer os mais corretos, mas talvez existam possíveis ajustes que acabem por criar uma maior fluidez do trabalho. Origina igualmente uma análise de não conformidades/reclamações de uma forma mais cuidada e de rápida identificação caso seja um erro repetitivo ao longo do tempo através do seu histórico, assim como a cultura da empresa estabelecida ao longo do tempo ficará bem definida.
A PVW Tinsa é uma empresa certificada desde 2009 e que mantém esta certificação até à data.
Com um Sistema de Gestão da Qualidade de tantos anos, garantimos uma completa estabilidade nos nossos procedimentos e uma elevada capacidade de resposta.
Trata-se de um trabalho contínuo, que despende de algum tempo e que para ter o sucesso desejado terá de ter a envolvência de toda a empresa, pois o brainstorming aliado às diversas experiências individuais é que irão permitir a evolução de um Sistema de Gestão da Qualidade standard para um Sistema de Gestão da Qualidade específico da empresa e que de uma forma discreta irá gerar enormes benefícios.
Somos uma empresa líder de mercado, trabalhamos em prol de um serviço de excelência e por isso seria impensável não sermos uma empresa certificada dando a total garantia de confiança nos nossos serviços.