– Metaverso;
– digital twins;
– NFT;
– Imersão da realidade.
Tendo sido um dos muitos temas discutidos ao longo da World Build Environment Forum Week 2023, promovida pelo RICS, o metaverso está a evoluir e importa acompanhar esta evolução. (https://lnkd.in/d3rM6dd4)
– Metaverso – fusão do mundo real com o mundo virtual, numa realidade a três dimensões.
– Digital twins – produto virtual replicado com as características equivalentes do produto real. Este produto digital recebe e analisa dados, processa estes através de machine learning e inteligência artificial e devolve conclusões.
– NFT – non fungible tokens – forma de identificar inequivocamente ativos por via de tecnologia blockchain.
– Imersão da realidade – através da realidade virtual e aumentada, surge um ambiente onde é possível antecipar e prever problemas que poderão ocorrer no mundo real.
O metaverso combina uma evolução natural da internet, com alterações à própria realidade. É comum hoje recorrer ao Zoom ou Teams para reunir, sendo estes espaços virtuais.
Em termos de imobiliário, já existem terrenos e imóveis à venda, como é exemplo o Madalia world, digital twin da ilha da Madeira.
O caminho que está a ser feito, cruza com outros altamente relevantes, como sejam as smart cities, conjugando a execução física e o seu prolongamento digital.
Para dar lastro a todas esta evolução, assiste-se à proliferação de data centers, infraestruturas necessária para armazenar e processar o cada vez maior volume de dados que estão a ser gerados.
RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.