RE:SUMO 9: DE REGRESSO AO SHOPPING?

* Omnicalidade;
* phygital;
* e-commerce;
* experiência de consumo;
* last mile.

A revista Vida Imobiliária de dezembro dedicou a sua edição ao retalho e logística, anunciados como duas faces da mesma moeda. Por um lado, a logística passou de “patinho feio” a “estrela da companhia”, por outro, a ideia de tudo vir parar a casa esbarrou num par de constrangimentos. Nesta senda, os centros comerciais promovem a sua recuperação em torno de vários conceitos.

* Omnicalidade – presença integrada nos vários canais de consumo, entre espaço físico, site, apps e redes sociais, alargando a experiência do cliente. Esta vertente ajudou bastante ao desenvolvimento da logística.

* Phygital – compra realizada em modo digital e recolha feita em loja, ou o contrário, com uma primeira experiência em loja e posterior compra online. Apresenta benefícios em caso de necessidade de troca e abre espaço para compras adicionais.

* E-commerce – durante a pandemia foram divulgados vários indicadores que mostravam uma percentagem reduzida de e-commerce em Portugal, modalidade de consumo que amadureceu nesse período. Não obstante, a viabilidade económica de uma entrega com devolução pode ser uma miragem.

* Experiência de consumo – cada vez mais presente nas lojas, onde se procura uma imersão do cliente. Muitas marcas apostam no museuming, ou seja, desafiam os clientes a passar mais tempo em loja. Nike, Apple, Burberry ou Lego são exemplos disso.

* Last mile – nesta combinação entre físico e digital, a disponibilidade dos consumidores para esperar é cada vez menor, pelo que a capacidade de entregar rápido, seja em casa, seja na loja, galvanizaram o sector logístico de um modo muito expressivo.

A vida dos Shopping Centers tem passado por altos e baixos, com sucessivas reinvençōes, que passam por diferentes modalidades de experiência (mixed use, slow food/fast food, entretenimento); diferentes modalidades de exploração (nos contratos de utilização de loja, com renda fixa/variável – mais complexa de aferir com o boom digital); realidade pré e pós pandemia; confronto face ao comércio de rua, desafiando diariamente os agentes que se especializaram neste complexo mercado.

RE:SUMO – sumo de real estate, é um projecto pessoal, que procura difundir conhecimento de forma simplificada.

Pedro Mestre

ÚLTIMAS NOTICIAS

TASACIONES

<span data-metadata=""><span data-buffer="">Tasaciones de vivienda

Tinsa es experta en tasaciones inmobiliarias para todo tipo de colocaciones hipotecarias y/o créditos. Facilitando el cumplimiento con la SBS y el análisis de la cartera de leasing y garantías.